Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus promove o I Simpósio de Ciências Agrárias

De 4 a 6 de outubro de 2011 o Campus Sertão estará realizando o I Simpósio de Ciências Agrárias, abordando palestras sobre relevantes temas da área na atualidade. As palestras ocorrerão no auditório José Leocyr Dornelles Minussi. O Simpósio é aberto à comunidade externa e interna do Campus sendo que as vagas são limitadas a 300.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Centro de Ensino Superior ou durante o evento. A taxa é de R$ 20,00 para os três dias. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3345-8000 ou pelo e-mail: simposio.agrarias@sertao.ifrs.edu.br.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Sergiomar Theisen, o evento tem a função de somar conhecimentos nas diferentes áreas de produção visando a sustentabilidade da propriedade rural. Desta forma, o Campus Sertão, preocupado com o desenvolvimento educacional, social e econômico vem atuando na geração, fomento e socialização destas tecnologias envolvendo os cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Zootecnia.

 

Programação

Na manhã de 04/10 acontecerá a abertura do evento com a palestra "Geração de renda a partir da integração entre lavoura e pecuária" com o pesquisador Renato Serena Fontaneli da EMBRAPA Trigo. As 13 horas acontece a palestra "Uso de subprodutos agrícolas na alimentação animal", com o professor do Campus Sombrio - IF Catarinense, Dr. Miguelangelo Arboitte. A segunda palestra da tarde será às 15 horas com o título "Utilização de Silagens na produção animal", ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria, João Pedro Velho, com enfoque para a utilização de silagem de grão úmido, uma alternativa que vem sendo proposta aos produtores de leite.

No dia 05/10 o evento prossegue com a palestra "A dinâmica da compactação do solo", com o professor da Universidade de Passo Fundo, Vilson Antonio Klein.

"O problema das micotoxinas na agropecuária" é o tema da segunda palestra a ser proferida pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria, Jânio Morais Santúrio, o qual abordará a importância destes fungos na contaminação dos grãos armazenados na agricultura. A partir das 13h15min, o Engenheiro Agrônomo Ivan Guarienti, da EMATER/RS, falará sobre a água nas propriedades rurais do Rio Grande do Sul e a problemática que envolve sua utilização. A partir das 15h20min, tem início a segunda palestra da tarde, com a professora Cátia Aline Veiverberg do IF Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, que versará sobre a piscicultura como fonte alternativa de renda para o pequeno produtor.

O último dia do simpósio (06/10) terá a partir das 10 horas o tema "Tratamento dos dejetos por biodigestão e compostagem e aproveitamento como fertilizante orgânico", com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Rodrigo da Silveira Nicoloso.

À tarde, a partir das 13h15min, o pesquisador Douglas Rodrigo Kaiser da Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Cerro Largo abordará tema sobre a compactação do solo e tráfego de máquinas agrícolas.

O simpósio encerra com a palestra "Uso de pastejo rotacionado e irrigado para a produção de leite", ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Victor Hugo Cainelli, da Empresa Fockink de Panambi.

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003