Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Gincana cultural e tradicionalista marcou a Semana Farroupilha

Prova da gincana

A programação da Semana Farroupilha no Campus Sertão concentrou-se na quinta-feira (15). Uma gincana cultural e Tradicionalista foi organizada pela Comissão designada e pelo CTG - Tropeiros da Cultura.

As atividades tiveram início no turno da tarde, com a explicação das tarefas feita pelo Coordenador do CTG Tropeiros da Cultura, professor Marcos Antonio de Oliveira contando com o apoio dos membros da Comissão.

O evento ocorreu no ginásio de esportes e contou com brincadeiras como a corrida de carro de mão, serrar lenha com serrote de duas mãos, debulhar milho, tiro de laço com vaca parada, fazer um chimarrão e tomar uma cuia até o final, dançar uma dança de salão escolhendo através de sorteio o ritmo, puxar o carroção com cinco alunos dentro, construir uma pirâmide de copos descartáveis e tiro ao alvo.

Algumas atividades foram desenvolvidas por um casal e outras de forma individual, permitindo o envolvimento de 22 alunos por turma.

A participação dos professores e técnicos administrativos foi através de uma tarefa envolvendo um casal que deveria pregar um prego (tarefa feminina) e costurar um botão (tarefa masculina). Desta forma, a integração foi total com os alunos das turmas participantes.

Participaram 15 turmas dos cursos de Técnico em Agropecuária integrado e subsequente ao Ensino Médio e as turmas dos novos cursos Técnico em Informática e Comércio (na modalidade concomitância externa), além da participação especial dos alunos da Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert, que se divertiram com as brincadeiras.

Cabe ressaltar a participação especial da equipe de professores e técnicos administrativos que montaram uma equipe para participar das brincadeiras, recordando seus tempos de alunos, entoando o grito de guerra ao final: "Instituto", com muita empolgação.

A classificação final da gincana foi a seguinte:

1º lugar - turma 23;

2º lugar - turma 12;

3º lugar - turma 11.

Logo após foi realizada a Guerra de Travesseiros entre as turmas sagrando-se campeã a turma 31 do curso Técnico em Agropecuária Integrado.

A integração seguiu à noite com apresentação do Grupo de Danças Pai João, da cidade de Água Santa, e logo após o CTG - Tropeiros da Cultura encerrou as apresentações com as boleadeiras de fogo.

A Comissão agradece a todos os alunos e, em especial, aos professores e técnicos administrativos que participaram e se envolveram permitindo a integração de fato.

Galeria

Prova da gincana Prova da gincana Prova da gincana Participação da Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert na gincana Participação da Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert na gincana Participação de servidores na gincana Participação dos servidores na gincana Guerra dos travesseiros Apresentação do Grupo de Danças Pai João da cidade de Água Santa

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003