Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Direito e políticas públicas para a educação básica serão discutidos por profissionais da educação da região em evento no Campus

Nos dias 21 e 22 de outubro, o Campus estará promovendo o seminário "Educação: Direito e políticas públicas para a educação básica". O objetivo do evento é refletir sobre a efetivação do Direito à Educação Básica e a efetivação das Políticas Públicas pelas comunidades minoritárias da região - Quilombolas, Indígenas e Educação do campo.

O público-alvo é a equipe docente da rede pública de ensino básico, profissional e tecnológico; os estudantes de licenciaturas, e os professores das redes estadual e municipal de ensino.

De acordo com os organizadores, a finalidade de discutir os temas é conhecer as políticas públicas, os programas e ações governamentais para essas populações e estabelecer diálogos cooperativos entre as diversas esferas governamentais, entidades que trabalham com essas populações para possíveis ações conjuntas

O seminário será realizado no Auditório do Campus. As inscrições podem ser feitas através depósito bancário no valor de R$ 20,00 para a Fundação de Apoio à Escola Agrotécnica Federal de Sertão (FAEAFS), agência do Banco do Brasil de Sertão nº 2685-9 e conta nº 5253-1. O comprovante de depósito deve ser encaminhado ao e-mail seminario.educacao@sertao.ifrs.edu.br

Haverá certificação aos participantes. Mais informações podem ser obtidas através do fone (54) 3345-8035.

A programação inicia às 8h30min de 21 de outubro, sexta-feira, com a cerimônia de abertura oficial e a apresentação do Grupo de Dança Euwá-Dandaras (de Santa Maria).

Às 10 horas haverá o debate "Educação: Direito e Políticas Públicas Para a Educação Básica - Refletindo sobre os programas e ações do Governo Federal e da sociedade civil" com as professoras Leonor Araújo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Maria Nazaré da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Gisela Duarte Loureiro do Instituto Federal Sul Riograndense.

Às 13h30min haverá novamente a apresentação do grupo de Dança Euwá-Dandaras. A partir das 14 horas tem início a palestra "Educação: Direito e Políticas Públicas Para a Educação Básica - Refletindo sobre os programas e ações governamentais e da sociedade civil quanto à educação a partir da ótica dos quilombolas, Movimento Negro e Indígena", com os professores Marta Messias da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e José Catafesto de Souza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A equipe organizadora do Sarau Outras Veredas do Campus fará uma apresentação cultural no início da noite, às 19 horas. Em seguida, haverá um debate entre as lideranças convidadas: Frente de Luta Quilombola Negra e Popular - Quilombolas da Mormaça e da Arvinha de Sertão; Reserva Indígena do Município de Charrua, professores da Escola Indígena; Instituto Educar de Pontão; e imigrantes Senegaleses de Passo Fundo.

No dia 22 de outubro, a programação reinicia às 8 horas com um momento cultural. Às 8h30min haverá uma mesa redonda sobre os programas e ações de Governo, com um representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, com o representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), com o representante da Polícia Federal de Passo Fundo e representantes de outras entidades da região.

Alunos do curso superior de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional e servidores do Campus farão o relato dos trabalhos desenvolvidos na comunidade quilombola da Mormaça de Sertão a partir das 14 horas. O encerramento do seminário será com a construção e leitura de uma carta de compromisso dos participantes.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003