Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

"O caminho da sustentabilidade no campo" foi o tema do II Seminário do GETACS

Evento reuniu estudantes do curso Técnico em Agropecuária

Com a temática "O caminho da sustentabilidade no campo", o II Seminário organizado pelo Grêmio Estudantil dos Técnicos em Agropecuária do Campus Sertão (GETACS) reuniu estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Campus e grande profissionais do setor agrícola da região. O seminário foi realizado no auditório do Campus no dia 29 de setembro.

Sob a orientação da professora Cassiana Grigoletto, os estudantes do GETACS planejaram a programação e trabalharam na realização do evento.

A primeira palestra do Seminário teve início às 9 horas e foi ministrada pela professora doutora Clarissa Dalla Rosa da URI Campus Erechim, que falou sobre "Matrizes oleaginosas para a produção de biodiesel".

Clarissa expôs as matrizes vegetais e animais para a produção do biodiesel, destacando que o Brasil investe consideravelmente mais na produção com matrizes vegetais. Ainda, o processo de produção foi detalhado pela palestrante, que destacou as perspectivas de mercado para a atividade.

Às 10h30min o professor doutor Marcelino Knob do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul falou sobre "Técnicas de agricultura de precisão para pequenas propriedades". Knob apontou alternativas para os pequenos produtores melhorar a rentabilidade e produtividade, sem precisar comprar máquinas de última geração, partindo basicamente da análise de solo.

A palestra "Melhoramento Genético em Bovinos de Leite" com o Médico Veterinário Igor Flores, Diretor do Centro de Genética do Litoral Brasil, foi a primeira da tarde. Apesar de ter clima semelhante ao do Brasil, Flores ressalta que a Argentina possui uma produtividade superior porque investe em melhoramento genético. Segundo ele, o trabalho com bovinos de leite pode ser bastante rentável, mas é preciso investir em genética e no manejo adequado.

A produção bovina em sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) foi a palestra seguinte, ministrada pelo professor doutor Renato Serena Fontaneli da EMBRAPA Trigo. Ele deu dicas para tornar a produção maior em ações simples como o cuidado na produção da alimentação dos animais, que pode ser feita na mesma propriedade.

A última palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Aroldo Gallon Linhares, colaborador na Fundação Pró-Sementes na área de Certificação e de Avaliação de Parcelas-Controle. Linhares expôs o processo de produção e certificação de sementes, alertando os jovens estudantes para esta alternativa de investimento.

Galeria

Abertura oficial foi feita pelo Diretor em exercício do Campus, Odirce Teixeira Antunes O presidente do GETACS, Henrique Burin, destacou o trabalho do Grêmio para a realização da segunda edição do seminário A professora doutora Clarissa Dalla Rosa, da URI Campus Erechim, falou sobre "Matrizes oleaginosas para a produção de biodiesel" O professor doutor Marcelino Knob do Instituto Federal Farroupilha falou sobre "Técnicas de agricultura de precisão para pequenas propriedades" "Melhoramento Genético em Bovinos de Leite" foi o tem da palestra do Médico Veterinário Igor Flores, Diretor do Centro de Genética do Litoral Brasil A produção bovina em sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) foi a palestra ministrada pelo professor doutor Renato Serena Fontaneli da EMBRAPA Trigo O Engenheiro Agrônomo Aroldo Gallon Linhares, colaborador na Fundação Pró-Sementes expôs o processo de produção e certificação de sementes

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003