Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus

Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus

O Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão sediou a 5ª edição do curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos no período de 21 a 23 de maio. O curso foi organizado conjuntamente pela coordenação do Centro de Equoterapia, representado pelo coordenador professor Marcos Antonio de Oliveira, e pela presidente Caroline Pereira e vice-presidente Darlan Dirings Cesca do Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai - CAZAU. Totalmente gratuito, o curso foi ministrado pelo Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR - SENAR - Gerônimo Santos e destinado aos acadêmicos dos cursos superiores do Campus, prioritariamente aos estudantes de Zootecnia e bolsistas do Centro de Equoterapia.

Com carga horária de 24 horas, distribuídas entre teoria e prática, o curso teve a participação de 16 acadêmicos selecionados por meio de edital organizado pelo CAZAU, cujos critérios incluíram bom rendimento escolar e estar no final da graduação. A finalidade do curso foi oportunizar um espaço de capacitação profissional extracurricular aos alunos do Campus, promovendo a troca de saberes produzidos a partir da interação dialógica e didática entre os alunos e professores do curso.

Os participantes tiveram noções sobre as ferramentas utilizadas pelos profissionais, sobre a anatomia básica dos membros locomotores, sobre as posições seguras do trabalho e equilíbrio estático. Outro curso já está agendado para o mês de outubro deste ano, seguindo os mesmos critérios de seleção, sendo permitido, inclusive, a participação de servidores do Campus Sertão.

De acordo com o coordenador do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, professor Marcos Antonio de Oliveira, "a realização do curso de Ferrageamento e Casqueamento de Equinos, proporciona o atendimento do ensino, além da extensão, os quais visam a melhoria da sociedade como um todo, seguindo na busca da pesquisa, para assim atender os pilares da indissociabilidade nos conhecimentos dos acadêmicos do Campus Sertão".

Para o vice-presidente do CAZAU, Darlan Dirings Cesca, o curso é importante porque possibilita estudar a parte anatômica e fisiológica do casco equino, aprumos normais e defeituosos, exame de pé erguido e em movimento. O não casqueamento e ferrageamento de equinos pode gerar problemas referentes ao seu bem estar e, consequemente, acarretar prejuízos financeiros com o gasto em tratamentos de saúde para melhoria da locomoção, deslocamento e eficiência das atividades. "Quando estivermos no mercado de trabalho, o saber fazer vale muito além do currículo. Entender o comportamento de um equino que, muitas vezes, pode sofrer influência dos cascos, é um grande diferencial. O mais interessante é que tem detalhes que não imaginamos que pode afetar o andar, o comportamento e o bem estar animal e, sabendo isso, podemos diminuir custos na propriedade", comenta Darlan que já realizou o curso há dois anos.

 

Galeria

Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos é realizado no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003