Entre os dias 20 e 22 de maio de 2015, integrantes do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Água e Solo do Câmpus Sertão, vinculado ao Núcleo de Estudos em Manejo de Água e Solo (NEMAS) do IFRS, participaram da IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo (IV RPCS) em Cascavel-PR. Estiveram presentes no evento o professor Márcio Luis Vieira e os alunos do curso de Agronomia Flávio José Rhoden Olbermann, Geórgia de Azevedo e Suélen Matiasso Fachi. Foram apresentados dez trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo no Câmpus.
O professor Márcio ressalta a importância do evento, que é referência da área no Brasil, sendo promovido pelo Núcleo Estadual Paraná (NEPAR) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e realizado neste ano pela UNIOESTE - cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Geografia, com o apoio da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Palotina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Medianeira e Campo Mourão, Pontifícia Universidade Católica - PUC - Toledo, Instituto Agronômico do Paraná - Santa Tereza.
O evento contou com a presença de aproximadamente 750 professores, pesquisadores, alunos, profissionais vinculados à área e produtores rurais, sendo que a programação técnica da IV RPCS teve como tema central os "Desafios da Ciência do Solo no contexto das diferentes agriculturas do Paraná".
De acordo com o professor Márcio Luis Vieira, este evento se constituiu em uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e experiências para professores e pesquisadores entre si e com alunos envolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação. "A troca de experiências e de informações científicas entre profissionais experientes e treinados e jovens iniciantes na carreira científica e estudantes, permitiu a consolidação do conhecimento e dos conceitos, tornando-se fator de aceleração para a consecução de trabalhos de nível cada vez mais alto nos programas de pós-graduação. Para os técnicos e extensionistas da iniciativa privada ou oficial, a oportunidade de discutir problemas regionais e analisar e contribuir com as soluções propostas foi uma oportunidade ímpar de treinamento e de motivação profissional, que contribuirá decisivamente em sua atuação a campo. Além disso, objetivou-se também subsidiar com informações técnicas, órgãos de governo que atuam na normatização, controle e fiscalização do uso dos solos, e também na formulação de políticas públicas de estímulo à preservação dos recursos naturais", relata.
E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003