Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Sertão é convidado a apresentar na Câmara de Vereadores de Passo Fundo a proposta de instalação do curso de Medicina Veterinária

Reunião na Câmara de Vereadores de Passo Fundo para apresentação da proposta de implantação do curso de Medicina Veterinária no Campus Sertão

Na segunda-feira, 16 de abril, o Diretor-Geral do Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Odair José Spenthof e o Presidente da Comissão de Elaboração da proposta de criação do curso de Medicina Veterinária na Instituição professor Heitor José Cervo participaram de uma reunião na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A reunião, à convite dos vereadores, teve o objetivo de discutir a proposta de instalação do curso de Medicina Veterinária, cujos recursos estão sendo pleiteados junto ao Ministério da Educação.

Conforme Spenthof, a proposta atende a uma lacuna de formação profissional e técnica de caráter público, uma vez que não há na região nenhuma instituição federal que ofereça a graduação nesta área. O Campus busca recursos para instalação do Centro Clínico e a revisão da portaria 246/2016 que trata do número de Técnicos Administrativos e de Docentes do Campus, o que é fundamental para a abertura do curso.

O convite para a reunião partiu do vereador Alex Necker (PCdoB), que é autor de uma moção de apoio à instalação do curso no Campus manifestando a necessidade e o respaldo do Legislativo de Passo Fundo ao Instituto. Foi o vereador Alex Neckel que coordenou a reunião. Também participaram os assessores do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) Marcia Machado e Daniel Allan Pokojeski e os vereadores Marcio Patussi (PDT), Patrick Cavalcanti (DEM), Ronaldo Rosa (SD) e Luiz Miguel (PDT).

Conforme Necker, a vinda de um novo curso superior para a região irá fortalecer o Instituto Federal e permitir que mais pessoas tenham condições de se profissionalizar. A proposta e a reivindicação serão apresentadas também ao prefeito, Luciano Azevedo. "Queremos que o prefeito faça um diálogo com a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), mostrando a relevância regional desse pleito", conta Necker.

Com uma história de mais de 60 anos, o Campus Sertão do IFRS atende cerca de 1.500 alunos, oriundos de 178 municípios de 13 Estados brasileiros, divididos entre sete cursos técnicos, nove de graduação e uma pós-graduação. Conforme o Diretor-Geral do Campus, Odair José Spenthof, a Instituição já possui uma estrutura mínima necessária para receber o curso de Medicina Veterinária. "Nossos laboratórios e salas de aula já estão preparados para a oferta da graduação, uma vez que o nosso Instituto tem tradição no oferecimento de formação profissional para a área agropecuária", argumenta, reforçando que a abertura da graduação dará um novo impulso social e econômico para a região.

A proposta de instalação do curso está sendo pleiteada junto ao Ministério da Educação e já tem o apoio de diversas lideranças regionais. Uma Moção de Apoio também foi aprovada no Fórum de Vereadores da Associação dos Municípios do Alto Uruguai - AMAU, e encaminhada para o Ministério da Educação. Esta Moção foi proposta pelo Vereador de Erechim Alessandro Dal Zotto.

Galeria

Reunião na Câmara de Vereadores de Passo Fundo para apresentação da proposta de implantação do curso de Medicina Veterinária no Campus Sertão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS

E-mail: comunicacao@sertao.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003